03 de Abril de 2018  |   343 visitas

Visita do NRP Sagres à Nova Inglaterra

Programa Marinheiros da Diáspora

Visita do NRP Sagres à Nova Inglaterra

Entre 28 de Maio e 14 de Junho o NRP Sagres irá percorrer a costa nordeste do Estados Unidos, desde Filadélfia até Boston, com paragens em Bayonne, Manhattan e Newport, no quadro das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidade Portuguesas e do Mês de Portugal nos EUA, continuando viagem de Boston para Halifax, no Canadá, onde chegará no dia 17 de Junho.

Nesse percurso será proporcionado aos jovens luso-americanos e luso-canadianos a oportunidade extraordinária de embarcarem a bordo do Navio Escola Sagres, para curtas viagens (um, dois ou três dias) de mar. O programa, designado “Marinheiros da Diáspora”, destina-se a proporcionar a prática marítima e a vivência a bordo do ex-libris da Marinha Portuguesa e símbolo de Portugal. Os jovens terão oportunidade de participar em exercícios, fainas e outras atividades da vida de bordo, assim como adquirir conhecimentos básicos sobre marinharia, navegação e outros serviços de bordo, e de cultura geral sobre o mar.

Este programa é destinado a jovens entre os 15 e os 25 anos, com nacionalidade portuguesa, residentes nos EUA ou no Canadá, estando previstos quatro embarques:

·         1 - Filadélfia, PA para Manhattan, NY (28 a 30 Maio)

·         2 - Bayonne, NJ para Newport, RI (3 a 4 Junho)

·         3 - Newport, RI para Boston, MA (7 a 9 Junho)

·         4 – Boston, MA para Halifax, Canadá (14 a 17 Junho)

Podem participar em cada viagem 30 jovens (dos quais 12 do sexo feminino), que serão acompanhados por um monitor/supervisor do grupo. São condições de embarque ter robustez física, fisiológica e psíquica adequada e saber nadar. É da responsabilidade dos candidatos comunicar, no momento da candidatura, qualquer tipo de limitação ou de grau de deficiência, por forma a poder ser avaliado junto das entidades competentes da Marinha a aceitação da candidatura, tendo em vista a necessidade de salvaguarda da sua segurança. Os candidatos menores de 18 anos necessitam de autorização parental para participar neste programa.

As candidaturas são feitas online até 6 de Maio, através de formulário próprio, disponível na página www.facebook.com\Marinheirosdadiaspora . Os candidatos para cada embarque serão selecionados por sorteio público a realizar dia 10 de Maio e contactados de imediato.

A participação não tem qualquer custo, mas é aconselhável levar pocket money para eventuais despesas a bordo, como serviço de bar ou aquisição de merchandise da Marinha.

Quaisquer seguros para o período de embarque são da exclusiva responsabilidade dos participantes pelo que todos os candidatos selecionados (ou os seus tutores legais, se menores de 18 anos) deverão assinar uma “Declaração Individual de Responsabilidade” isentando a Marinha e os outros departamento do Estado Português intervenientes neste programa de qualquer responsabilidade por danos pessoais, materiais ou morais emergentes de eventuais acidentes ou ocorrências verificadas durante os períodos de embarque, a bordo ou em terra.

Serão disponibilizadas aos candidatos selecionados as normas gerais (que incluem lista de vestuário e artigos recomendados) e as instruções de embarque, em antecipação à data da largada.

Para mais informações ou esclarecimentos contacte ana.mira@mne.pt  ou o Consulado da sua área de residência.