Eleições e Recenseamento Eleitoral

Eleições e Recenseamento Eleitoral

Sou cidadão português e vivo nos EUA. O que preciso de saber para poder votar no Consulado em New Bedford para as eleições que têm lugar em Portugal?

Inscrição nos Cadernos Eleitorais

Todos os cidadãos portugueses maiores de 18 anos de idade com capacidade eleitoral ativa têm o direito e o dever de promover a sua inscrição no recenseamento, bem como de verificar se estão inscritos e, em caso de erro ou omissão, requerer a respetiva retificação.

O Recenseamento Eleitoral é feito de forma automática de acordo com a morada registada no Cartão de Cidadão. Assim só fará parte dos cadernos eleitorais de New Bedford se a morada associada ao seu Cartão de Cidadão fizer parte da área de jurisdição do Consulado de POrtugal em New Bedford.

Os eleitores que no passado se recensearam no Consulado de Portugal em New Bedford, a menos que tenham alterado a sua ficha de eleitor, continuam a fazer parte dos cadernos eleitorais deste Consulado.

Os cidadãos portugueses inscritos no estrangeiro podem, a qualquer momento, solicitar o cancelamento da sua inscrição automática no recenseamento eleitoral. Por outro lado, e desde já, no ato do pedido de emissão ou renovação do cartão de cidadão, os cidadãos deverão obrigatoriamente optar pela manutenção ou cancelamento da inscrição, ficando essa informação registada no sistema.

Os eleitores ainda titulares de bilhetes de identidade vitalícios e que nunca se tenham recenseado devem contactar com o Consulado. 

Se quiser votar no Consulado em New Bedford, para além de se recensear, deve apresentar-se com documento de identificação português válido e com documento comprovativo da área de residência nos EUA.

O Recenseamento Eleitoral é um ato voluntário e gratuito. 

Os cidadãos portugueses residentes no estrangeiros, uma vez recenseados, têm o direito de votar nas seguintes eleições:

- Parlamento Europeu

- Assembleia da República

- Presidente da República