inscricao consular

Inscrição Consular

Sou cidadão português e vim viver para Massachusetts. Devo inscrever-me no Consulado de Portugal em New Bedford?

Sim. Se vive nos condados (County) de Bristol, Plymouth, Barnstable, Dukes ou Nantucket, deve inscrever-se neste Consulado. Se vive noutros Condados de Massachusetts, deve inscrever-se no Consulado de Portugal em Boston.

Como:

Documentos necessários:

  • 1 Fotografia a cores tipo passe ou 1 fotografia digitalizada a cores tipo passe;
  • Cópia do Cartão de Cidadão ou Passaporte
  • (Menores sem Cartão de Cidadão, devem apresentar certidão de nascimento).

Preço:

  • Grátis
     

NOTAS:

Pode também pedir um certificado a comprovar a sua inscrição, que custa $11,43. Se solicitado numa permanência consular, o custo é: $13,15

 

Qual a finalidade?

Os portugueses residentes no estrangeiro devem proceder à sua inscrição no Consulado de Portugal, pois é necessária para a obtenção de qualquer documento. Pode também ser particularmente útil em situações de emergência.

A inscrição é um acto consular, pelo qual a identificação dos cidadãos nacionais fica a constar nos arquivos do posto consular em cuja área de jurisdição fixaram residência.

A inscrição consular só poderá ser efectuada mediante a apresentação de documento de identificação válido de cidadão nacional.

Exceptuam-se os menores de 10 anos, que podem ser inscritos a pedido dos seus legais representantes, que têm que estar presentes. 

A inscrição consular só pode ser feita se o interessado tiver nacionalidade portuguesa.